Tutoriais Alfresco

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Logs de Workflow no Alfresco.

Quando desenvolvemos regras javascript no Alfresco usando os elemento da BPMN Alfresco Task Script podemos ter dificuldades de depurar sua execução buscando encontrar erros ou lógicas de negocio aplicadas, uma forma simples e direta de analisar os logs e usar o método logger.system.out para gravar dados no catalina.out de seu Alfresco.

 

Como usar o logger.system.out.

 

Com o Active BPMN Designer

Em seu workflow desenvolvido no Active BPMN designer clique sobre o elemento Alfresco Script Task e depois na aba inferior em properties seleciona a opção Main Config na lista de opções, nela você terá uma propriedade chamada script.

 

nesta propriedade script pode ser adicionado o método da seguinte forma:

 

logger.system.out("Arquiva Documento Historico"); 

 

Editando Diretamente no XML do BPMN

 

Você pode fazer esta alteração diretamente no XML se for mais acostumado por esta opção, no XML a seguir como fica o XML do mesmo exemplo.

 

    <serviceTask id="alfrescoScripttask2" name="Arquiva Documento Histórico" activiti:class="org.alfresco.repo.workflow.activiti.script.AlfrescoScriptDelegate">
      <extensionElements>
        <activiti:field name="script">
          <activiti:string><![CDATA[logger.system.out("Arquiva Documento Historico");]]></activiti:string>
        </activiti:field>
      </extensionElements>
    </serviceTask>

 

Como visualizar os logs.

  Acesse o diretório de instalação do Alfresco e após isso a subpasta tomcat/logs/catalina.out ( Linux ) ou tomcat/logs/catalina_%DATA%.out no Windows e após executar o workflow passando pelo script abra o arquivo para analisar, vai visualizar que o texto adicionado aparecera junto com demais logs do sistema.

 

 

Versões do Alfresco.

Este tutorial foi escrito na Versão 6.0 do Alfresco.

 

Ajude-nos a criar mais tutoriais Livres!

Apoie a escrita de tutoriais Livres! Os tutoriais Livres são mantido e atualizados desde a fundação da Ambiente Livre, buscando manter conteúdo aberto e de qualidade a toda comunidade de usuários independentes e empresas, se este artigo lhe ajudo e poupou algum tempo de trabalho e quer fazer uma doação use o botão do Paypal e doe como puder! A cada doação um novo artigo é publicado.

Sobre a Ambiente Livre

Ambiente LivreAmbiente Livre é especialista em Open Source e Free Software e tem uma divisão especialista em ECM e BPM. Fornece implantação, integração, suporte, consultoriatreinamento em ECM e BPM com as plataformas Alfresco , ActivitiFlowableCamunda a mais de 10 anos.

Já capacitou centenas de empresas para trabalhar com Business Intelligence, ECM, BPM, CRM e Big Data e usa uma metodologia própria de ensino.

Conheça também as divisões de Business IntelligenceCRM e CMS e Big Data e Data Science.

 

Log in