Manipulando o Auto-Submit no Pentaho Report Designer
- Escrito por Marcio Junior Vieira
- Publicado em Tutoriais Pentaho Business Intelligence e Analytics
- Hits: 3478
O PRD (Pentaho Report Designer) tem por padrão um campo de Auto-Submit habilitado. Este campo habilita uma função que a cada alteração em um parâmetro de um relatório (também chamados de filtros) o mesmo envia a execução de consulta a fonte de dados, ficando muito ruim seu uso quando a consulta tem uma certa demora a ser executada ou ainda quando temos muitos campos para serem selecionados antes de querermos visualizar o resultado. Para resolver esta situação podemos mudar seu comportamento padrão desabilitando esta função, sendo que o usuário vai informar primeiramente os campos de filtros (parâmetros) e depois clicar em View Report para execução do relatório.
- No Pentaho Report Designer abra seu arquivo de relatório (arquivo .prpt) e acesse a ABA Structure e depois clique em Master Page, conforme figura a seguir:

- Com a Master Page selecionada clique em Attributes e na separação chamada parameter teremos dois atributos que mudam o comportamento do auto-submit, o auto-submit e auto-submit-default conforme a seguir.

- O atributo Auto-submit-default tem 3 opções, pode estar sem definição, True ou False, sendo que se você alterá-lo para False e publique seu relatório, o mesmo ficará desmarcado por padrão quando publicado no Pentaho Server exibindo o checkbox porém sem estar assinalado conforme a seguir.

- O atributo Auto-submit tem 3 opções, pode estar sem definição, True ou False, caso esteja como False, após publicar o relatório você desabilitará a exibição do checkbox auto-submit da tela do Pentaho Server no momento de impressão do relatório. Não deixando opcional está função ao seu usuário.

- Com estas duas propriedades podemos alterar o comportamento do Auto-Submit para nossos usuários, adaptando conforme a necessidade de cada ambiente.
Sobre a Ambiente Livre
A Ambiente Livre é especialista em Open Source e Free Software e tem uma divisão especialista em Business Intelligence e Business Analytics. Fornece implantação, integração, suporte, consultoria e treinamento Business Intelligence com a plataforma Pentaho Business Intelligence e Analytics a mais de 10 anos.
Já capacitou centenas de empresas para trabalhar com Business Intelligence, ECM, BPM, CRM e Big Data e usa uma metodologia própria de ensino.
Conheça também as divisões de ECM e BPM, CRM e CMS e Big Data e Data Science.
Autor

Marcio Junior Vieira
- 22 anos de experiência em informática, vivência em desenvolvimento e análise de sistemas de gestão empresarial e ciência de dados.
- CEO da Ambiente Livre atuando como Cientista de Dados, Engenheiro de Dados e Arquiteto de Software.
- Professor dos MBAs em Big Data & Data Science, Inteligência Artificial e Business Intelligence da Universidade Positivo.
- Professor de BPM no MBA de Business Intelligence da Universidade Positivo.
- Professor do MBA Artificial Intelligence e Machine Learning da FIAP.
- Pesquisador pela Universidade de Brasília no Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão - UnB/LATITUDE.
- Graduado em Tecnologia em Informática(2004) e pós-graduado em Software Livre(2005) ambos pela UFPR.
- Palestrante FLOSS em: FISL, The Developes Conference, Latinoware, Campus Party, Pentaho Day, Ticnova, PgDay e FTSL.
- Organizador Geral: Pentaho Day 2017, 2015, 2019 e apoio nas ed. 2013 e 2014.
- Data Scientist, instrutor e consultor de Big Data e Data Science com tecnologias abertas.
- Ajudou a capacitar equipes de Big Data na IBM, Accenture, Tivit, Sonda, Serpro, Dataprev, Natura, MP, Netshoes, Embraer entre outras.
- Especialista em implantação e customização de Big Data com Hadoop, Spark, Pentaho, Cassandra e MongoDB.
- Contribuidor de projetos open sources ou free software internacionais, tais como Pentaho, Apache Hop, LimeSurvey, SuiteCRM e Camunda.
- Especialista em implantação e customização de ECM com Alfresco e BPM com Activiti, Flowable e Camunda.
- Certificado (Certified Pentaho Solutions) pela Hitachi Vantara (Pentaho inc).
- Ganhou o prêmio Camunda Champion em 2022 em reconhecimento a suas contribuições com o projeto Open Source Camunda.
- Membro da The Order Of de Bee (Comunidade Alfresco trabalhando para desenvolver o ecossistema Alfresco independente)
