GLPI Fundamental

Treinamento GLPI Help Desk e Service Desk - Fundamental

Sobre o Treinamento

GLPI é uma ferramenta de software ITSM (Gerenciamento de Serviços de TI) que ajuda a planejar e gerenciar mudanças de TI de uma maneira fácil, resolver problemas com eficiência quando surgirem, com metodologias ligadas ao Help Desk e ao Service Desk (ITIL), e também permitir que você obtenha controle sobre o orçamento e as despesas de TI da sua empresa. Ele é uma solução web Open-source completa para gestão de ativos e help desk. O mesmo gerência todos os seus problemas de inventário de ativos/hardwares e software e suporte ao usuário.

Calendário de turmas GLPI

Somente in Company

Objetivo

Ensinar as principais funcionalidades do GLPI para condução da implantação do mesmo dentro de corporações.

Público Alvo

Analistas de Sistemas, Analistas de Suporte, Analista de Service Desk, Field Service, desenvolvedores e Gestores de TI.

Conteúdo programático:

Conceitual.

  • O projeto GLPI.
  • Licenças Open Source X Free Software.
  • ITIL (Overview).
  • Service Desk e Help Desk.
  • Tecnologias utilizadas no desenvolvimento.
  • Características do GLPI.
  • Empresas usando GLPI.

Instalação do Ambiente.

  • Requisitos de Instalação.
  • Ambiente LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP).
  • Procedimentos de Instalação.
  • Formatos de Autenticação (Ldap, AD, etc).
  • Configuração de Email.
  • Modelos de e-mails.
  • Automações via agendador (cron).

Service Desk e Help Desk.

  • Ciclo de Vida de Atendimento.
  • Abertura de Chamados.
  • Acompanhamento de Chamados.
  • Acompanhamento de Problemas.
  • Acompanhamento de Mudanças.
  • Planejamento.
  • Estatísticas.
  • Chamados.

Gestão de Ativos.

  • Computadores e Monitores.
  • Softwares.
  • Equipamentos de redes.
  • Impressoras.
  • Telefones.
  • Linhas de telefone.
  • Equipamentos.
  • Licenças.
  • Orçamentos.
  • Suprimentos.
  • Contatos.
  • Contratos.
  • Documentos e Manuais.
  • Certificados.
  • Localidade e Pontos de Rede.

Ferramentas e Funcionalidades Adicionais.

  • Gestão de Projetos.
  • Base de Conhecimento.
  • Reservas/Empréstimos.
  • Relatórios.
  • Mensagem de Login/Notificação.

Administração GLPI.

  • Grupos, perfil e usuários.
  • Regras de acesso.
  • Configuração de e-mail e fila de e-mails.
  • Configuração de Notificações.
  • Autenticação.
  • Ações automáticas.
  • SLAs.
  • Componentes e listas.
  • Dropdowns.
  • Componentes.
  • Nível de Serviços.
  • Regras.
  • Dicionários.
  • Ações Automáticas.
  • Manutenção e Logs.

Plugins.

  • Conceito de Plugins.
  • Plugins úteis.
  • Instalando um Plugin.

Backup.

  • Estratégias de Backup.

 

Pré-Requisitos.

  • Conhecimento básico Linux e Banco de Dados (apenas para tópico Instalação)

Requisitos dos Alunos.

  • Todos os participantes devem trazer um notebook para realizar as atividades práticas.
  • O Computador deve estar com acesso de administrador para possibilitar instalações de aplicativos e acesso a Internet.
  • Para turmas In-Company não trabalhamos com limite de participantes para os treinamentos, orientamos que as turmas sejam de até 12 alunos para um melhor desempenho.

Requisitos mínimos de hardware.

  • Memória RAM : 4GB
  • Espaço em Disco: 5GB
  • Processador: Dual-core AMD 64, EM64T
  • Sistemas Operacionais : GNU/Linux, Windows ou MacOS.

Carga Horária.

  • 24 Horas de Duração.
  • 100% Presencial

Material.

Serão disponibilizados os seguintes materiais aos alunos do treinamento:

  • Todos os softwares GLPI e acessórios na sua última versão estável.
  • Material próprio em Português do Brasil.
  • Apresentações (slides do treinamento) desenvolvidas pela equipe Ambiente Livre.
  • Apostilas digitais dos softwares desenvolvidas pela Ambiente Livre.
  • Apostilas com exercícios práticos desenvolvidos no treinamento.
  • Materiais e documentações complementares desenvolvido pela Comunidade Open Source Mundial.
  • Caneta, Pasta e Bloco de Anotações.

Metodologia.

  • Todos os dias serão apresentados novos recursos e conceitos e avaliados através de exercícios práticos em todas as aulas.

Estamos localizados em Curitiba e atendemos em todo Brasil com treinamentos GLPI e cursos GLPI. caso necessite de um treinamento customizado com suas necessidades também elaboramos estes treinamentos. solicite proposta comercial.

Instrutor

Eduardo Jose Daniel

  • Consultor de projetos de Service Desk com GLPI.
  • Consultor de Business Intelligence e Analytics, com especialidade na plataforma Open Source Pentaho BI & BA.
  • Especialista em Data Warehouse, integrações com Pentaho Data Integration (ETL), desenvolvimento de Cubos multidimensionais (OLAP) e Reports.
  • Forte experiência em Service Desk, Data Center Infrastructure Management (DCIM), Cloud Computing Hosting, Business Process Outsourcing (BPO).
  • Palestrante SOLISC - Congresso Catarinense de Software Livre 2009 e 2010.
  • Experiência de negócios em Angola na África.
  • Graduado em Tecnologia da Informação pela Centro Tecnológico OPET.

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