Notícias

Notícias

Ambiente Livre libera tradução da versão 7.12 da Plataforma de BPM Camunda

  • Escrito por Marcio Junior Vieira
  • Categoria: Notícias
  • Acessos: 688

Nos últimos meses alguns colaboradores da Ambiente Livre estiveram envolvidos na colaboração com o projeto Camunda. Desenvolvedores da Ambiente Livre traduziram todos os módulos da plataforma de BMP Open Source Camunda, para a linguagem portuguesa do Brasil, permitindo que empresas do Brasil possam usar a plataforma em sua língua nativa. As versões traduzidas foram a 7.11 (já disponível no GitHub do Projeto) e 7.12 (aguardando liberação do pull request enviado pela Ambiente Livre).

Módulos traduzidos:

  • Tasklist;
  • Cockpit;
  • Admin;

A tradução para o português do Brasil e a única língua ao qual o projeto esta totalmente internacionalizado com todos módulos, além do Inglês e do Alemão disponibilizados pela própria Camunda Inc, empresa responsável pelo projeto Camunda.

Os responsáveis pela tradução na Ambiente Livre foram Silas Araújo e Marcio Junior Vieira, também não deixando de citar outros brasileiros que também realizaram colaborações anteriores como Gabriel Araujo Souza, Luciano Antonichen de Campos que não são da Ambiente Livre mas participaram de outros momentos da tradução do Software (versões anteriores)

Para baixar a tradução acesse o github do Projeto de Internacionalização do Camunda em https://github.com/camunda/camunda-webapp-translations

Você também pode colaborar! Leia como ajudar nas traduções: https://docs.camunda.org/manual/latest/webapps/tasklist/configuration/#localization

Sobre o Camunda:

 O Camunda BPM é um software internacional para modelagem e execução de processos de negocio, com um de seus diferenciais os suportes as metodologias e especificações BPMN 2.0, CMMN 1.1 e DMN 1.1.

Sobre a Ambiente Livre:

Ambiente Livre é especializada em softwares Open Source de BPMN e BPMS tais como JBMP, ActivitiFlowable e Camunda. Caso precise se especializar na plataforma Camunda conheça nosso treinamento em Camunda

A Relevância do Open Source em Data Science, Machine Learning, IA e Big Data e destaque da ConFLOSS.

  • Escrito por Marcio Junior Vieira
  • Categoria: Notícias
  • Acessos: 455

A Ambiente Livre estará presente na edição ConFLOSS que acontecerá nos dias 21 a 23 de Agosto. O CEO Marcio Junior Vieira estará ao vivo, com o tema “A relevância do Open Source nas tecnologias de Data Science, IA, Machine Learning e Bigdata”.

O ConFloss tem como se objetivo agregar ao cenário e eventos de tecnologia voltadas ao Software Livre e Código Aberto no Brasil.
O evento dará a oportunidade aos participantes, a Capacitação, Reciclagem e Networking.

Para tanto, apresentará Palestras e Tutoriais nas seguintes trilhas:

/dev (Desenvolvimento)
/root (Infra-Estrutura)
/bin (Aplicações)
/etc (Outros)


Devido ao momento que o mundo vem enfrentando com o Covid-19, o ConFLOSS será totalmente online ao vivo.

Saiba mais sobre o evento em: https://confloss.com.br/

 

Sobre a Ambiente Livre:

Ambiente Livre é especializada em softwares Open Source de Big Data e Data Science e Machine Learning tais como Apache HadoopApache Spark , Pentaho, Apache FlinkApache NiFi Caso precise se especializar na plataforma de Big Data, Data Science ou Machine Learning conheça nosso treinamentos e cursos.

Ambiente Livre ingressa na Open Invention Network (OIN)

  • Escrito por Marcio Junior Vieira
  • Categoria: Notícias
  • Acessos: 600

A Ambiente Livre ingressou na Open Invention Network (OIN) em 2014 e vem ao longo destes anos apoiando iniciativa da organização que atua como uma defensora de patentes do ecossistema Linux.
As patentes da OIN estão disponíveis sob licença e livres de royalties para qualquer empresa, organização ou indivíduo que concorde em não impor suas patentes contra o Sistema Linux.

 

A Ambiente Livre junta-se a uma comunidade composta por mais de 3500 membros no mundo  que visa proteger o Linux e o Software Livre de patentes .

As empresas que participam dessa rede vão desde startups até multinacionais. Red Hat, Mozilla, TDF/LibreOffice, Alfresco, SugarCRM, Bonitasoft, CentOS, Mandriva, Google, Cisco, IBM, HP são algumas que já fazem parte.

Conheça a Open Invention Network (OIN) em http://www.openinventionnetwork.com

16º Latinoware - Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas

  • Escrito por Marcio Junior Vieira
  • Categoria: Notícias
  • Acessos: 1574

 

já temos data para o 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas(Latonoware), como é tradicional o mesmo acontecerá na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu de 27 a 29 de Novembro de 2019.

As inscrições podem ser feitas no site : http://www.latinoware.org

O O Latinoware – Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas hoje é o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres, Segurança da América Latina e um dos maiores do mundo. Ele foi criado baseado na Missão da Itaipu Binacional que é: ”
Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai
” e também em complemento com a missão do FPTIFundação Parque Tecnológico Itaipu: ”
“Promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da educação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e empreendedorismo
“. ”
Assim é definido o Congresso Latino-Americana de Software Livre, organizado pela Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil. Realizado desde 2004, o Latinoware oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as
suas aplicações com um público diversificado: comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada. Em três dias de evento, os participantes conferem palestras, novas ferramentas, oficinas, sessões técnicas e acompanham casos de sucesso e principais iniciativas, que são apresentadas por especialistas e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina.
Entre os objetivos do evento, está oportunizar um espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre e a décima sexta edição do Latinoware promete ser o local para que o público possa encontrar as principais novidades da área.

A Ambiente Livre já participou de diversas edições do Latinoware com Palestras e organização de grupo de usuários e novamente estará ministrando uma Palestra através do seu CEO Marcio Junior Vieira no evento, acompanhe as novidades pelo site do Evento ou pelas redes sociais da Ambiente Livre.

 

Foto Oficial Latinoware 2018

 

Hospital Pequeno Príncipe realiza treinamento em Limesurvey

  • Escrito por Marcio Junior Vieira
  • Categoria: Notícias
  • Acessos: 1073

O complexo Pequeno Príncipe é formado pelas unidades: Hospital Pequeno Príncipe, o qual é referência nacional no atendimento de doenças raras, além do foco na excelência e humanização no acolhimento, para crianças e adolescentes. Integra também, a Faculdades Pequeno Príncipe com formação na área de saúde e pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe criado em 2005, o qual vem desenvolvendo pesquisas da área básica e clínica em doenças complexas da infância.

Todo o complexo está localizado na cidade de Curitiba-PR, na mesma cidade sede da Ambiente Livre, a qual recentemente capacitou a equipe do Núcleo de Qualidade do Hospital, para o Software Livre de questionários online LimeSurvey.

O Limesurvey é um software livre desenvolvido com o objetivo de preparar, publicar e coletar respostas de questionários. Uma vez criado um questionário, ele pode ser publicado Online (questão por questão, grupo a grupo de questões ou tudo em uma única página de questionários). O Limesurvey permite definir como as questões serão mostradas e variar o formato dos questionários por meio de um sistema de padrões ( templates ). Fornece ainda uma análise estatística básica sobre os resultados dos questionários.

O LimeSurvey possui a capacidade de gerar Tokens individualizados (chaves), de forma que apenas a pessoa que receber um token poderá acessar o questionário. Tokens são informações enviadas para a lista de pessoas, que você quer convidar para participar de um questionário, de forma a permitir maior controle do questionário disponibilizado pela Internet.

Em tempo também, para que o atendimento possa alcançar mais crianças e permitir o tratamento adequado, você pode contribuir, através de doações: a partir de R$30,00 ou doar parte do seu Imposto de Renda.
Acesse: https://www.doepequenoprincipe.org.br/Fonte: Site HPP.

Embraer amplia uso da Plataforma Pentaho com Data Mining, Inteligência Artificial e Machine Learning

  • Escrito por Marcio Junior Vieira
  • Categoria: Notícias
  • Acessos: 1081

Treinamento Pentaho Data Mining - Embraer
 O Pentaho Open Source Business Intelligence oferece poderosas ferramentas de análise de informações, monitoramento de indicadores e data mining, para que as organizações revolucionem o uso da informação gerencial, atingindo ganhos significativos de eficiência e eficácia.

Em 2017, a equipe de TI da EMBRAER passou pela capacitação In Company, para a solução Pentaho BI Community Edition, com os treinamentos Pentaho Business Intelligence - Fundamental e Pentaho Business Intelligence - Avançado e Pentaho Data Integration - ETL Open Source. Em 2018 retornamos, para capacitar a equipe do setor de Qualidade, com o mesmo software e treinamentos, acrescentado o Pentaho Weka Data Mining, ou seja, uma capacitação conceitual e prática, de nível fundamental, sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina, na aplicação de data mining e o uso dos algoritmos mais comuns. O enfoque também foi sobre o uso de Mineração de Dados, através da análise de redes sociais, dados abertos, informações de sensores ou informações empresariais de qualquer volume de dados com o uso do Weka.

Treinamento Pentaho Fundamental e Avançado - Embraer

 

 A Ambiente Livre é especialista na plataforma Pentaho Business Intelligence e atende a todo o Brasil.